(continuação)

Assim, também nas «Memórias Paroquiais» Campanhã conjuga um mundo de mudanças e de seculares permanências.

«A Freguesia de Sancta Maria de Campanhaã fica na Provincia de entre Douro, e Minho; no Bispado do Porto ; Comarca de Penafiel; termo velho da Cidade do Porto, e pertence à Igreja com este mesmo título de Sancta Maria de Campanhaã.

2.° - He esta freguezia da meza da Conciencia; e de Padroãdo Real.

3.° - Tem esta freguesia sete centos sincoenta, e oito vezinhos, ou fogos, que perfazem o número de duas mil cento secenta, e nove pessoas ; a saber, Mayores mil cento oitenta, e sete, Menores, cento oitenta e dous; e Abzentos duzentos, e seis.

4.° - Tem esta freguezia de Santa Maria de Campanhaã duas Legoas de circuito, e confronta pella parte do Nascente com as freguezias de Valbom, Sam Cosme de Gondomar, e Sam Salvador de Fanzeres, que vem a ser, desde a Quinta do Freyxo, que está nas margens do Dio Douro, peito monte das Lagoas the junto á ponte do Rio tincto, pello Poente, confronta com as freguezias de Sam Verissimo de Paranhos, e de Sancto Ildefonso suburbio da Cidade do Porto, que vem a ser, da Cruz da Regateira the a Quinta do Prado : pello Norte confronta com a freguezia de Rio tincto, que he desde junto a ponte, tire a Cruz da Regateira; e peito Sul confronta com o celebrado Rio Douro, bem conhecido neste Reyno pella sua grandeza, e arrebatado curso de sua corrente ; que vem a ser desde a Quinta do Prado the a Quinta do Freyxo; e em razão de estar esta freguezia sittuada nas margens do Rio Douro, he com excesso montoza, e aspera, por se hir sempre despenhando, tire suas Ribeiras, com grandes fragas, e penedias, ainda que nas partes mais baixas, e pellas faldas dos mesmos montes, e outeiros tem muita terra pingue, e fertil, que regada com as muitas agoas correspondem bem com os fruitos ao trabalho de seus Agricultores.

Desta freguezia de Sancta Maria de Campanhaã descobrem, atem do dito Rio Douro as freguezias, e Igrejas de Sancta Eulalia de Oliveira, Sam Christovaõ de Mafamude, e o Convento dos Conegos regullares de Sancto Agostinho; e tambem da parte de áquem do mesmo Rio Douro, se descobrem para a parte do Nascente alguã pane da freguezia de Sam Verissimo de Valbom, e tambem o monte, ou outeiro do Crasto, da freguesia de Sam Cosme, que está com meta no meyo della, e tem na sua mayor eminencia a Capella de Sancto Izidoro, aonde em dia da Ascensaõ do Senhor, vaõ os moradores desta freguezia com o seu volto todos os annos; e mais para o Norte da mesma pane do Nascente se ve alguã pane da Serra, vay lambem esta freguezia com o seu votto na primeira oitava de Pentecostes; e he a dita Serra bem conhecida, não só peito sua eminencia, mas tambem pellas minas de ouro que nella descobriraõ os Mouros, quando no antro de 714; dispois de vencido D. Rodrigo, último Rey dos Gõdos occuparaõ a nossa Espanha: e ha poucos annos mostrou esta verdade a experiencia, quando com licençade Sua Magestade no anno de 1717: tiraraõ os Ministros pellas mesmas antigas grutas ouro de finissimos quillates; ainda que naõ continuaraõ o emprego, por naõ corresponder o lucro ao trabalho, e despeza: Tarnbém no alto do monte do Lugar, ou Aldea de Godim, que he desta freguezia, se descobre a Cidade do Porto, e alguma pane do dillatado mar; e fica mea Legoa distante da Cidade do Porto.

5.° - Hé esta freguezia termo velho da Cidade do Porto, e por isso lograõ seus moradores de todas as izençoes, e privilegios, que gozam os moradores, e cidadoes da dita Cidade: tem trinta Lugares, que nella sedominaõ por Aldeas; A saber o Lugar, ou aldea de Contomil, que tem 96. vezinhos. Salgueiros, que tem 1. vezinhos. Maceda que tem 25 vezinhos. Luzazares, que tem 33. vezinhos Curugeira, que tem 11. vezinhos. torneira que tem 67. vezinhos. Villameam, que tem 7. vezinhos, Godim, que tem 6 vezinhos. Lombo, que tem 27. vezinhos. Reymaõ, que tem 69. vezinhos. Prado, que tem 2. vezinhos. Chyna, que tem 2. vezinhos. Bomjoya, que tem lo. vezinhos. Pinheiro, que tem lá. vezinhos. Villaflores, que tem 4. vezinhos. Formiga, que tem 59. vezinhos. Noeda, que tem lá. vezinhos. Quinta, que tem 6. vezinhos. Campanha de baixo, que tem 32. vezinhos. Freyxo, que tem 2. vezinhos. Palheta, que tem 6. vezinhos. Sara Pedro, que tem 55. vezinhos. Granja, que tem 12. vezinhos. Miramontes, que tem 5. vezinhos. Azevedo, que tem 57. vezinhos. Cazal, que tem 6. vezinhos. Pêgo negro, que tem 25. vezinhos. Bouçaribas, que tem li. vezinhos. Tirãs, que tem 9. vezinhos. Monte, que tem lo. vezinhos. Campo, que tem IS. vezinhos. Outeiro da velha que tem 20. vezinhos, e finalmente o Lugar, ou aldea da Igreja, que tem 14. vezinhos, e juntos os vezinhos, ou fogos de todos estes Lugares hzem a quantia de 758 vezinhos, ou fogos.

6.° - Está a Igreja de Sancta Maria de Campanhaã, que he a Parroquia desta freguezia, pouco mais, ou menos, no meyo da freguezia, e dentro deita tem trinta Lugares, ou atacas: a saber, Contomil, Salgueiros, Luzazeres, Maceda, Curugeira, Lamaeira, Villarnearn, Godim, Lombo, Reymaõ, Prado, Chyna, Bomjoya, Pinheiro, Villaflores, Formiga, Noeda, Quinta, Carnpanhaã debaixo, Freyxo, Palheta, Sarn Pedro, Granja, Azevedo, Miramontes, Cazal, Pêgo negro, Tirãs, Bouçaribas, Carnpo, Monte, Outeiro da Vella, e Igreja, declaro que os lugares, ou aldeas assima mencionadas saõ trinta, e tres.

7.° - Tem esta freguezia de Sancta Maria de Campanhaã por Padroeyra e principal 0rago, a Senhora com este mesmo titulo, e tambem com o titulo da Entrega, tomando o primeiro, e juntamente aterra / conforme a tradição vulgar Ido sitio de hua campanha, onde dispois de vencidos os Mouros pellos Christaõs, foi achada a Imagem da Senhora, que he de pedra, e tem o menino nos braços, terá pouco mais, ou menos coatro palmos, e meyo de alto. He lavrada com todo o primor da ane, com roupas do mesmo material, com grande aneficio cortadas na mesma pedra, de que he Imagem milagrosa.

0 sittio do acampamento dos dous exercitos Christaõs, e Barbaros, dizem dalguns velhos, ainda existentes, que foi da preza velha, que está no lugar, ou aldeia da Formiga, atire a Qllinta da Chyna, aonde hoje existem ainda alguas memorias das Trincheiras, e ataques, jue as que acordaraõ os ditos velhos na preza velha, para cultivarem as terras; quando naõ bastara a diutumidade dos tempos para conssumillas; pois feito o computo dos annos/ mais, ou menos / em que D. Affonço 1.° donome, Rey de Espanha, Biscainho de nação, com as mais terras, e cidades restaurou dos Mouros a Cidade do Porto que lhe estava subjeita, dispois da perdida de D. Rodrigo ultimo Rey dos Gódos, quando o desbarataraõ os Mouros em Andaluzia, junto a Xeres de La-Fronteira, no anno de Christo de 714, seria a restauração da Cidade do Porto, e achada esta milagrosa Imagem dispois da batalha, e victoria, nos antros do Senhor de 750; attendendo a que D. Affonço Reynou IS. antros, e se hleceo no anno de 759; e ha hoje 1008 annos com pouca differença, que foi achada a milagroza Imagem de Nossa Seshora de Campanhaã, 0rago principal da Igreja e da freguezia, que tem este mesmo nome.

0 titulo da Senhora da Entrega lhe deu a devoçaõ dos fieis, que invocando-a com este titulo, a Senhora lhes entrega todos os benefícios, que lhe suplicaõ. Celebrase a sua festa aos oito dias do mes de Septembro, dia da Natividade da Senhora com grande concurso de gente da Cidade do Porto, e freguezias circumvizinhas, que della vem nesse dia de Romagem; e lambem em todos os sabbados do antro ã Sua missa que se disa o nascer do Sol, com aparato de muitas luzes, tocandose a ella o orgam, desde o principio the ao fim, em que se dá a beijar ao povo comsumma reverencia, outra Imagem pequena do mesmo feitio da milagroza Senhora, e esta he a que se leva aos enfermos, quando vendose emperigo de vida, invocaõ a Senhora ; assim o testemunhaõ os mesmos quadros, e mais offertas, que estaõ pendentes pellas paredes a Capella mor da Igreja; os quais sendo clarins, que publicam os seus favores, saõ lambem padroins eloquentes dos seus prodigios.

Temse tanta féé na Soberana Imagem de Nossa Senhora de Carnpanhaã, que havendo, naõ somente falta de chuvas, mas abundancia dellas, ou opressaõ de doenças, assim na freguezia, como na Cidade do Porto, que levandose aella em procissão solemne acompanhada de muitas Luzes, padroins e Guioins, que da mesma freguezia, e circumvezinhas seajjuntaõ para acompanhalla, fazendo a Soberana Imagem de N.a Senhora de Carnpanhaã sua primeira entrada, no Convento de Santa Clara das Religiosas Franciscanas da mesma cidade, aonde pellas mesmas Religiosas com summa devoçaõ he recebida na portaria Levandoa emprocissão pellos Claustros do mesmo convento, cantando em suave harmonia, e bem composta muzica varios sonetos, donde, deixando-as saudosas da Ulànidade de Sua vista, e Respeito da sua venereçaõ, com varios Brincos, e Medalhas, que a Sua devoaõ lhe consagra, continua a mesma procissão para a Cathedral da dita Cidade, e ahi pello Ilustrissimo Cabido ã porta mayor da parte de fora, he recebida, eacolocarn no altar mayor da Sua Cathedral, e ahi está, athe ofim do Sermaõ, que na mesma Cathedral se costuma fazer pello orador mais Douto, que pellos mordomos da mesma Senhora he elleita; edahi se continua poitas ruas mais principais, que para o aplauzo de tam suave fltnçaõ seus moradores, nesse dia, as tem alcatifado com preciosos coninados; Logo se experimentaõ effeitos maravilhosos, cessando as enfermidades, serenandose os Ceos, ou abrindo-se as suas cataratas para fenilizarem as terras com copiosas chuvas.

Está a Imagem de nossa Senhora de Campanhaã na tribuna do altar mor, na parte mais eminente do throno, dentro de hum respandor dourado, enserrada dabaixo de huma conina da mais fina seda [conforme o tempo] que secorre, quando se dizem as missas, e noos dias de festa, ou quando os devotos o pedem, sendo como Padroeira, a principal Imagem daquelle altar, em que estã o Santíssimo Sacramento. Tem mais o dito altar a Imagem do Divino Espirito Sancto, A de Sam Banolomeu, A de Sam Sebastiaõ, e a Sancta Luzia.

Tem mais a Igreja dous altares colateraes; num do Senhor Jesus, que tem huã Imagem de Christo crucificado, muy veneranda, eoutra Imagem do mesmo Jesus, que sejulga ser a Imagem mais perfeita, que para o dezempenho de seu original podia lavrar a escultura, porque parece feita pellas maõs dos Anjos, para verem os homens a formosura da graça nas obras, emque a arte quer dezempenhar a natureza. Tem mais este altar as Imagens de Sam Bras Bispo, e Martir, e a de Sam Gonçalo.

E o outro Altar, que corresponde a este, se chama do Rozario, por estar nelle a Imagem de Nossa Senhora com este titulo; tem mais as imagens de Sancta Anna; Sancto Antaõ Abbade; Sam Caetano; Sam Martinho Bispo, e o do Glorioso Archanjo Sam Miguel, cujas Imagens e Sanctos se festejara nos Seus dias, nesta freguezia, e Igreja com muito aplauso. Tem esta Igreja duas Irmandades; húa do Senhor Jezus; e outra de nossa Senhora do Rozario, as quais tem os Summos Pontífices concedida muitas Indulgencias: Tem sinco confrarias: A primeira he do Suvino; A segunda do Sanctissimo Sacramento; A terceira da Senhora de Campanhaam; A quarta do Senhor Jesus; A quinta de Nossa Senhora do Rozario.

Ha nesta Igreja duas Relíquias, húa de Nossa Senhora, e outra de Sam Bras; dellas se vallem os doentes para terem melhoras, e as mulheres para terem bom sucesso em seus partos; e corres ponde sempre o sucesso ã fee, com que cada hum as busca; andam encastoados em Medalhas de prata douradas: Ham nesta Igreja sinco alampradas de prata de proporcionada grandeza, as quais estam continuamente acezas, tres diante do altar mor, e as duas diante de cada hum dos Colateraes. He esta Igreja de bastante grandeza, feita ao modemo, de pedra de cantaria por fora, e toda azulejada por dentro.

8.° - 0 Parrocho desta freguezia he Reytor, e a sua aprezentaçaõ he opoziçaõ diante dos Prellados deste Diecezi. Renderá para o Parrocho (cotejados huns annos por outros) trezentos, e sincoenta mil reis, e destes só carenta saõ certos, que lhe dã a Comenda desta freguezia, e o mais he incerto; Tem mais hum coadjutor pra ajudar a administrar os Sacramentos, ao qual dã a Comenda doze mil reis de congrua todos os annos. os Dizimos, que saõ da Comenda, que ao prezente se acha valia por morte da Condessa de Alva, poderaõ render hum anno por outro ttes mil e quinhentos cruzados ; e rendera mmuito mais senaõ foraõ nest freguezia izentas de pagar Dizimos as Aldeas, ou Lugares de Noeda, Quinta e Tirãs, cuja izençaõ he hua das couzas mais notaveis, que tem esta freguezia, conforme suas antiguidades.

9.° - Se tem Beneficiados, etc. - Nada.

10.° - Se tem Conventos, etc. - Nada.

11.° - Se tem Hospital, etc. - Nada.

12.° - Se tem Caza de Misericórdia, etc. - Nada.

13.° - Tem esta freguezia duas Ermidas ou Capellas cuja administração pertence ao Parrocho della; por estarem dentro de seus limites. Hua dessas Ermidas, chamada de Sam Roque, esta situada junto da estrada publica, que vay da da Cidade do Porto para Trãs os montes, ehe de bastante grandeza, cujo Sancto he o principal 0rago della, e tem mais as Imagens de Nossa Senhora de Ajuda, de Sancto Antonio de Padúa; de Sancta Rita; e de Sam Francisco de Assis. E a outra Capella, ou Ermida tem por 0rago ao Príncipe dos Apostolos Sam Pedro, que dã o nome àquele Lugar, ou Aldea, e se celebra no seu dia, vindo tam somente nesse dia, ã dita Capella com seu voto a freguezia de Rio Tinto, e concorrendo muita gente da Cidade do Porto, e freguezias circumvezinhas, assim ao culto do Sancto, como ao festejo.

14.° - As duas sobreditas Ermidas, ou Capellas de Sam Pedro e Sam Roque, vem no dia dos mesmos Sanctos em que se fas sua festa com todo aplauzo, muita gente em romagem, assim da Cidade do Porto, como das freguesias de Sam Cosme de Valbom, e de Paranhos.

Click para aumentar a imagem

Tem mais esta freguezia outras muitas Capellas de pessoas particulares; a saber, a Capella de Sancto Thomas, na Quinta do Prado, que he dos Prelados deste Diecesi, e esta sittuãda nas cozas da dicta Quinta, que marndou fazer o Exm.° e Rrn.° Senhor Dom Thomaz de Almeyda, primeiro Patriarcha de L.xa, sendo Bispo Governador do Porto, cuja obra he digna de seu Autor, pella perspectiva, que fas para o Rio Douro, a soberba galaria daquelle aneficio, e edifício que pello aneficio della se avantaja a todos os que estaõ nas margens daquelle Rio.

As duas Capellas, que estaõ na Quinta da Chyna, q. he de Francisco de Bessa da Cidade do Porto, húa de nossa Senhora da Vide, e outra de nossa Senhora da Graça, cuja Quinta est átambem nas margens do Rio Douro, pelo Nascente da Quinta do Prado.

A Capella de Saõ Joaõ Baptista, que está na Quinta do Freyxo, que he de Vicente de Tavora e Noronha da Cidade do Porto, cuja Quinta he bem conhecida, naõ só pella soberania das Piramydes, com que se coraõ suas cozas, mas pella grandeza da sua fonte; obras, que no aneficio, e custo com que faraó feitas, se avantajam a todas as de entre Douro e Minho, cuja Quinta, e cazas estam nas margens do Rio Douro.

A Capella de Santo Antonio, que estã na Quinta de Pedro Antonio ia Cunha 0zõrio, tambem nas margens do Rio Douro; A Capella de N. Senhora do Rozario, que está na Quinta de Bomjoya que possue D. Lourenço de Amorim da Cidade do Porto, Cuja Quinta he das melhores, que hora nas vezinhanças do Porto, em razaõ das muitas agoas, que afenilizaõ.

Finalmente ham mais as Capellas de nossa Senhora da Conceyção na Quinta da Revolta, que he de D. Bemarda Brandaõ; a de nossa Senhora do Pillar no Cazal de Furarnontes: A de Santo Antonio no Cazal de Contumil: A de nossa Senhora da Estrella no Cazal de Salgueiros: A de nossa Senhora dos Anjos no Cazal de Villa meam. A do Senhor do bom sucesso no Cazal do Reymão, e finalmente a Capella de Sancta Barbara na fazenda de Sacaes.

15.° - produs esta freguezia todo o genero de frutos, sendo o milhaõ, que recolhem seus moradores em amyor abundancia; porque o senteyo, trigo e sevada, ainda que nella produzem bem seus moradores destas especies menos copias pella estreiteza das terras. Hã nesta freguezia muito boas frutas de toda a casta e com expecialidade os meloins, que saõ julgados por nada inferiores no gosto, e grandeza aos celebrados da Vilarissa. Produs boas melancias, grande copia de Bolinas abobras bamcas, epretas, pepinos, peras, maçans, Ameyxas, pecegos, que de tudo prove a Cidade do Porto.

16 e 17.° - 0 Juiz desta freguezia, que he Couto dos Excelentissimos Bispos do Porto, he ordinario; julga toda a quantia, e he Almotace do dito Couto. A sua eleiçaõ, se rãs a vottos por seis homens daf reguezia, elleitos para isso por todo o povo da mesma freguezia, e se lãs de tres, em tres annos; escolhendo os sobreditos em cada hua deitas para Juizes tres homens da freguezia, que tenham servido de Procuradores; e, outros tres Procuradores para servirem com os ditos Juizes; cuja elleiçaõ assim feita set ira hum bilhete, e mcada hum anno, e o Juiz, e Procurador, em que cabe a sone, he confirmado pellos Prellados deste Diecesi, de que lhe manda passar carta.. E o escrivão do dito Couto, he do Vigario Geral, servindo por distribuiçaõ hum cada antro; porem os moradores do Lugar, ou Aldea de Furamontes, e alguns dos Lugares de Azevedo, e Contumil, naõ saõ subjeitos ao Juis deste Couto, e freguezia mas sim ao Ouvidor de Gondomar; conforme suas antigas de marcaçoins.

18.° - Desta freguezia foi natural o Padre frey Manoel de Sarn Jeronimo da Ordem dos Pregadores que nos antros passados, pregando aos Infieis morreu martir pella confissaõ da feé, ficandolhe inteiro o braço direito com o Rozario na maõ, depois de lhe consumirem as chamas todo o mais corppo, cuja rellaçaõ verdadeira, individual, hã de estar no Archyvo dos P.P. Dominicos da Cidade do Porto; porque disso fizeraõ memorias: foi filho de Domingos Antonio, e de sua mulher Maria Gonçalves, Lavradores honrados, do Lugar ou Aldea de Villamearn. Tombem foi natural desta freguezia o Padre Jose Martins, que faleceo na Congregaçaõ do 0ratorio da Cidade do Porto, o qual naõ só resplandeceo no heroyco das virtudes, mas na Sutileza das Letras Divinas, e humanas; foi filho de Bento Martins, e de sua mulher Margarida Antonia Lavradores da aldea de Godim.

19.° - Se tem feira &... Nada.

20.° - Se tem Correyo &... Porto.

21.° - Fica esta freguezia de Santa Maria de Campanhaã, moa legoa distante da Cidade do Porto, Cidade Capital do Reyno sincoenta, e duas Legoas, e moa.

22.° - Tem esta freguezia o privilegio de serem izentos os seus moradores de pagaram Cizas, e portagens das compras, e vendas, que fazem na Cidade do Porto; e lambem Chanmcelarias,e Coymas, porque gozam os mesmos privilegios, e izençoes, que gozam os moredores, e cidadoes da dita Cidade, por ser termo velho. Tem tambem os pescadores desta freguezia o privilegio de naõ sorrirem os cargos baixos da Republica contra a sua vontade.

23. - Saõ as agoas desta freguezia muytas, e muyto saluriferas, e se tem averiguado, que a da fonte da Igreja, e da fonte da Granja, e a da fonte do Gorculhaõ e Coimntomil, são das melhores que ha entre Douro, e Minho, se bem que naõ estaõ com a estimaçaõ que merecem. Ha nesta freguezia a fonte de Bomjoya, na estrada que vem do Porto para ella, e para a freguezia de Fanzeres, de cujas agoas se tem experimentado effeitos mravilhosos; porque dizem os naturaes antigos, que aquella fonte brotava de repente de entre as pedras de que sabe; sucedendo cahir do andor naquelle sittio a Imagem de nossa Senhora de Campanhaã, recolhendose da Cidade do Porto, aonde tinha ido [como outras vezes] a pedir chuva; e que hessa he a rezaõ de ter a Senhora hum braço encastoado, que entaõ lhe quebrara, para ter hoje as maõs rotas para nos despender os seus beneficios por meyo da agoa daquella fonte.

24.° - Se for Porto do mar &... - Nada.

25.° - Se a terra for murada &... - Nada.

26.° - Se padeceo alguã ruína no terramoto - Nada.

27.° - Tem esta freguezia sinco Vias Sacras publicas, todas com cruzes de pedra bem lavradas. A primeira que começa na Igreja, e acaba no monte, que está vezinho ao outro da Villa. A segunda, que começan a Capella de Sam Roque, e acaba no monte de Maceda. A terceira que principia na Capella de Sam Pedro, e acaba no 0uteyro do Chyne. A quarta quec omeça na Capella de nossa Senhora do Pillar, do Cazal de Furamontes, e acaba no monte de Azevedo. A quinta, que começa na Capella de Sancto Antonio no Cazal de Contomil, e acaba no monte do mesmo Lugar.

Naõ tem esta freguezia Serra alguã; entressa rezaõ, senaõ responde aos Interrogatorios da 0rden Circullar.

Discripção dos Rios e Ponte &.

1.Por esta freguezia de Sancta Maria de Campanhaã passado dous regatos, e ambos sem nome; hum que vem da freguesia de Rio Tinto, e debaixo da ponte grande de Campanhaã debaixo; e outro, que principia no monte das Lagoas, e pella ponte pequena de Campanhaã debaixo, vay ao estreito meterse no Douro.

2. Ambos estes regatos, assim que principia o tempo de veram, vam quazi secos, naõ sõ pella limitaçaõ de suas agoas mas lambem por se aproveitarem dellas os lavradores pare regarem as suas seãras.

3. Que outros Rios & - Nada.

4.Se he navegavel & - Nada.

5. Ambos estes regatos saõ de cursso quieto, naõ sõ por hirem pellas faldas da freguezia fertilizando as suas ribeiras, mas por serem de agoas muy limitadas.

6. Ambos estes regatos correm do Norte para o Sul athe se recolherem no arrebatado Rio Douro, onde ambos tem o seu remate.

7. Nestes dous regatos se criaõ alguns pequenos escalhos, e algumas trutazinhas, couza de pouca concideraçaõ, mas no celebrado Rio Douro, que confronta esta freguezia pella pane do Sul, he pescaria de todo o genero de peixe de rio, em que entra o mar, e de arribaçaõ delle; como saõ em seu tempo as Lampreas, Saveis, e Roballos; Tambem se pescam nelle alguns Solhos, Tuninhas, e Congros, que as Taynhas, Mugens, Solhas e Barbos, Lingoados, Azevias, e Camaroens, e Enguias &, se pescam nelle em todo o tempo.

8. Se ha nelle pescarias & - Nada.

9. Se as pescarias são livres & - Nada.

10. Pellas margens destes dous regatos, que passaõ por esta freguezia, estaõ alguns Campos, que fertilizados com as agoas dos mesmos regatos correspondem bem como os frutos ao trabalho de seus Agricultores. Tombem ambos tem bastante arvoredo silvestre, e algumas arvores, em que seus Agricultores plantaõ, e encaminham as vidas para produzirem seus frutos.

11. Se tem alguã virtude & - Nada.

12. Se conserva sempre o nome - Nada.

13. Ambos os sobreditos regatos tem sua entrada, e fim no Rio Douro, hum pordebaixo da ponte grande, que está no Lugar, ou Aldea de Campanhaã de baixo, e outro pella parte pequena, que estã na mesma Aldea.

14. Se tem algua Cachoeyra & - Nada.

15. Tem esta freguezia tres pontes, e todas tres de pedras de Cantaria; numa no Lugar, ou Aldea e Campanhaã de baixo, chamado a Ponte Grande, ehe de bastante altura, tem num Ilhai pello qual se recolhe no Rio Douro, hum dos regatos, que passam por esta freguezia; e o mesmo Douro nas enchentes de suas marés entrando pello mesmo regato com a sua empolaçaõ lhe banha a sua sperficie: a outra que está no mesmo Lugar, ou Aldea se chama a Ponte pequena, por ser de menos altura, que a primeira, tem dous Ilhaes, e por ella se recolhe també ao Dito Douro, o outro regato, e com a empolação do mesmo Douro, he a sua concavidade regata. A outra ponte se chama da Laganeyra, por estar em hum Lugar, ou Aldea assim chamada, tem dous Ilhaes, e por ella passa hum pequeno regato. lá.

16. neste dous regatos sincoenta, e oito rodas de moynhos, que todas moem somente de Inverno, the os lavradores lhe tirarem a agoa para regarem de veraõ as terras porque entaõ vaõ quazi secos seus assudes, e levadas, e quazi o mesmo he nas oito rodas de moynhos, que moem com as agoas da Quinta de Bomjoya; mas de todos elles recebe grandeu tilidade a Cidade do Porto, pella proviçam de farinhas para seu sustento.

17. Se em algú tempo set irou ouro & - Nada.

18. Das agoas destes dous regatos uzaõ os povos seus vezinhos para a cultura dos campos livremente, sem feudo, nem penssão alguã.

19. Hum deste regatos que passaõ por esta freguezia por debaixo da ponte grande, a meterse no Douro, aonde tem o seu occazo, [pouco mais, ou menos] terá legoa e meia de distancia, em rezaõ de nascer no Lugar, ou Aldea de Vaguim, da freguezia de Rio Tinto, circunvizinha desta, passando pella mesma freguezia de Rio Tinto, athe principiar nesta. Outro regato, que se recolhe no Douro pella ponte sobredita ponte pequena tem seu principio nas Lagoas de Furamontes, passa por alguã pequena pane da freguezia de Sam Cosme de Gondomar, e passando por esta, se recolhe Douro terá huã legoa de comprido desde o seu Oriente, atire o seu Poente, que he no Rio Douro.

20. Ainda que os sobreditos dous regatos em saõ innavegaveis, pela sua limitaçaõ, e estreyteza, com tudo o Rio Douro, aonde estes tem o seu fim, he o segundo empório deste nosso Reyno pella maquina de embarcaçoins, que pella sua borra entraõ, e sabem a fizerem seus comercios na Cidade do Porto, e dahi se navega para todo o sima Douro, donde sep rove a Cidade do Porto de bons vinhos, cames e fructas.

João Camelo de Miranda, mosso fidalgo da Caza de S. Mag.° fidel.ma, e R.°r da Parochial Igr.ª de Campanhaã, certifico que estas saõ as not.as que cudadosam.te pude descobrir, e fielm.te mandey escrever; passa na verd.e.

Campanhaã, aos 29 de Abril de 1758.

0 R.°r João Camelo de Miranda» in «0 Tripeiro» - Ano vi 1966, Tomo VII - Núm. 63, Pàgs., 214, a 216, 399 a 413 e 250 a 252


Postais antigos de Campanhã (colecção do Arquivo Histórico Municipal do Porto)


Página Anterior índice página seguinte