presidente.JPG (5575 bytes)

APRESENTAÇÃO

Com a publicação destes estudos monográficos da Freguesia de Campanhã preenche-se, em nosso entender, uma importante lacuna há já vários anos por muitos reclamada. De facto, e não obstante a excelente e admirável obra do padre Tavares Martins - na qual são abordados temas de inegável interesse e significado histórico, mas que compreensivelmente, aliás, tem uma orientação fundamentalmente religiosa - e de outros trabalhos mais ou menos parcelares, não existia até agora um estudo que de forma global e sistemática desse conta dos vários e riquíssimos aspectos da vida passada e presente desta Freguesia que, como é sabido é a maior das quinze Freguesias do Concelho do Porto.

É certo, e disso temos perfeita consciência, que muito mais haverá concerteza para dizer e contar sobre Campanhã, pois, por mais completo que seja, nenhum estudo pode ter a pretensão de esgotar tantos e tão ricos anos de história.

O intuito desta Junta de Freguesia ao promover e editar este trabalho é, aliás, e muito modestamente o de incentivar o surgimento no futuro de novos estudos e investigações que contribuam decisivamente para o cada vez mais necessário e urgente conhecimento deste espaço antigo e complexo que é Campanhã. Bom seria também que ele contribuísse, de alguma maneira, para despertar novos interesses e, porque não, uma nova forma de sentir e olhar esta Freguesia, sobretudo para os que aqui vivem, mas também para os que aqui passam e mesmo para aqueles que simplesmente nela ouvem falar.

Assim o esperamos!

 

O PRESIDENTE DA JUNTA


Página Anterior índice página seguinte